top of page
Buscar
  • farmaciaexataweb

Dicas para dormir bem e aumentar a produtividade durante o dia

Atualizado: 21 de out. de 2019

Um bom repouso durante a noite está diretamente associado a alto rendimento no dia seguinte. Pesquisas comprovam: pessoas que dormem bem produzem muito mais em suas atividades profissionais.

Exata Farmácia de Manipulação em Uberlândia

A ligação é clara. O repouso faz com que a pessoa fique muito mais disposta, mas além disso, também fica com o cérebro mais eficiente e está mais preparada para enfrentar as mais diversas situações no trabalho. Seu cérebro dá ordens diretas para o seu corpo, mas ele também “escuta” os feedbacks que você dá a ele.


Se, mesmo de noite, você começa a desempenhar atividades agitadas ou estressantes, o cérebro irá dispor maior energia para a realização dessa tarefas.

Por isso, o ideal antes de dormir é mostrar ao seu cérebro de que é hora de descansar. Para isso, crie um ambiente favorável e tranquilo para que seu corpo e sua mente possam repousar em paz. Ouça uma música tranquila, ou permaneça em silêncio.

Evite movimentos bruscos, ruídos ou atividades agitadas. Deite-se, tente relaxar e não pensar nos problemas do trabalho ou da vida pessoal.


Com esse ambiente de paz e tranquilidade, seu cérebro estará pronto para “dar uma pausa” e permitir que você feche seus olhos pelas próximas oito horas.

Alguns celulares já possuem função que “diminui a temperatura da cor da tela”, deixando a tela alaranjada. Isso para que seu corpo consiga produzir a melatonina (hormônio do sono), a luz branca atrapalha a produção deste hormônio e pode prejudicar, muito, seu sono. Caso seu celular não tenha essa opção, alguns aplicativos podem ajudar, procure por “filtro luz branca app” e deve encontrar vários.


Horários e alimentação A digestão é uma atividade que custa muita energia para seu corpo, o que faz com que ele fique mais lento e sonolento.

No entanto, dormir “de barriga cheia” não é uma coisa boa. Isto porque, por mais que você esteja deitado e dormindo, seu sistema digestivo ainda está fazendo uma atividade intensa, o que impede o repouso adequado.

O ideal é que a última refeição da noite seja feita pelo menos duas horas antes que você durma. Assim, todos os órgãos digestivos tem tempo suficiente para realizar seu trabalho e também descansar enquanto você dorme.


Tente fazer uma alimentação saudável e leve.

Faça exercícios – mas não durante a noite Fazer exercícios é muito bom para seu corpo.

Além de uma boa alimentação e de boas horas de sono, os exercícios físicos são atividades que ajudam a manter uma ótima saúde.


Contudo, não é recomendável realizar exercícios físicos de noite, antes de dormir. Quando você se exercita, seu corpo gera adrenalina, o que deixa o organismo agitado e pronto para atividades.


Portanto, deitar em uma cama e dormir oito horas não é a forma mais indicada de se gastar sua adrenalina.

A recomendação é dormir mais cedo, acordar antes e realizar exercícios logo depois de despertar. Assim, seu corpo gasta a adrenalina com o que realmente precisa.

Claro que pode existir pessoas que prefira atividades físicas a noite, pois se cansam e dormem. Se isso servir para você ótimo, mas de qualquer forma tenha um tempo para relaxar do fim da atividade até deitar na cama.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page