top of page
Buscar
  • farmaciaexataweb

Entenda o que é overtraining

Atualizado: 21 de out. de 2019

Quando praticados na medida certa, os exercícios físicos provocam alterações fisiológicas, metabólicas, musculares e psicológicas que melhoram a nossa qualidade de vida.

Exata Farmácia de Manipulação em Uberlândia

Mas você sabia que o excesso de exercícios também pode fazer mal? Quando isso acontece, falamos em síndrome de overtraining, ou seja, uma síndrome provocada por treino exagerado.

Muitos pacientes pensam que este quadro só acontece com atletas, mas muitos de nós, praticantes normais de atividades físicas, acabamos exagerando em algumas situações. Quando o verão se aproxima quem nunca aumentou exageradamente o volume da atividade física sem dar ao corpo o descanso adequado? Além disso, muitas vezes resolvemos escolher uma dieta não apropriada, pobre e hipocalórica, para secar e ganhar massa muscular rapidamente até tal evento. E aí, se sente muito mais cansado, desanimado, fadigado, estressado, inapetente, suscetível às lesões e pode até precisar interromper os treinos.

É normal sentir cansaço após a atividade física, mas é preciso dar tempo ao corpo para se regenerar do estresse.

A dieta também tem um papel importante na recuperação e na manutenção do metabolismo. Mantenha a ingestão adequada de macronutriente. Os músculos não são os únicos a sofrerem com um treino pesado, o sistema nervoso e as articulações também são sobrecarregados. Sem nutrição adequada o metabolismo cai, a imunidade cai e todo o seu esforço não gerará os resultados esperados. Treinar é ótimo, mas fique atento aos exageros!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page